top of page
  • logo zap branca
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • reservas bem bahia
  • email
Marca Rede Bem Bahia Hotéis.png
logo site branco.png
001 - logo 2022 - hotel porto dourado BRANCO.png
Whatsapp Rede Bem Bahia
  • Foto do escritorFamília viajante

Superlua Azul ilumina Porto Seguro e Cabrália

Programação Imperdível para Turistas em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália só voltará a ocorrer daqui a 11 anos

Porto Seguro, 28 de agosto de 2023

Por: Rede Bem Bahia


Prepare-se para um espetáculo cósmico sem igual! Uma Superlua Azul está prestes a iluminar os céus de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Turistas que tiverem a sorte de estar na região na quarta-feira, 30 de agosto, terão a oportunidade exclusiva de testemunhar esse raro fenômeno astronômico. A Rede Bem Bahia tem o prazer de apresentar essa dica inesquecível de programação para os amantes da natureza e da astronomia.


A Superlua Azul é um evento surpreendente que acontece quando uma lua cheia coincide com o momento em que a lua está mais próxima da Terra em sua órbita. Como resultado, a lua se apresenta cerca de 7% maior e 15% mais brilhante do que o usual. Essa combinação celeste é verdadeiramente única e proporciona uma experiência visual deslumbrante.


O fenômeno ganha o nome de "Lua Azul" devido à segunda lua cheia que ocorre no mesmo mês. A primeira lua cheia de agosto já aconteceu no dia 1º. De acordo com a Nasa, a próxima oportunidade de testemunhar uma Superlua Azul só acontecerá daqui a 11 anos, em 2032. Portanto, estar presente durante este evento é realmente especial.


O Horário Ideal para Observação


A magia da Superlua Azul poderá ser apreciada a partir das 20h35 no horário local da região (-5 UTC). Os horários para observação em outros fusos horários são os seguintes:


- Horário de Brasília: 22h35

- Fuso -4: 21h35

- Fuso -1: 31 de agosto, 0h35

- Outros Fusos: 31 de agosto


A Beleza da Ciência por Trás do Fenômeno


Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, explica que o brilho intensificado da Superlua Azul se deve à sua maior proximidade com a Terra, refletindo mais luz solar para o nosso planeta. Em uma entrevista recente ao Observatório Nacional, Nascimento mencionou: "Embora o aumento no tamanho da lua observado a olho nu seja cerca de 7%, esse pequeno incremento é o suficiente para criar uma visão cativante no céu noturno."


A órbita elíptica da lua ao redor da Terra é a responsável pela ocorrência dessa Superlua extraordinária. Essa peculiaridade faz com que a distância entre a lua e a Terra varie durante sua trajetória, resultando em momentos em que a lua está mais próxima e, portanto, parece maior e mais brilhante.



Uma Experiência Memorável para Turistas


Se você estiver desfrutando de férias em Porto Seguro ou Santa Cruz Cabrália durante esta semana, não perca a chance de vivenciar esse fenômeno astronômico raro e encantador. Relaxe nas praias exuberantes, aprecie a culinária local e, à noite, levante os olhos para o céu para testemunhar a deslumbrante Superlua Azul.


Aproveite essa oportunidade de conexão com a natureza e a vastidão do universo. Esta experiência é uma das muitas maneiras pelas quais a região de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália celebram a harmonia entre o céu e a terra.

395 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page