Por: Vinícius Brandão
Viajar é uma ótima maneira de passar o tempo junto a família, aos amigos, ao conjugue ou até mesmo sozinho(a), além de proporcionar experimentar novos lugares, conhecer pessoas, costumes e sabores. A escolha por Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália é sempre acertiva devido a infinidade de opções que os destinos oferecem. Com essas dicas e sugestões que selecionamos pra você nesta matéria esperamos te ajudar na decisão do destino da sua próxima viagem! Boa leitura!
Porto Seguro e Cabrália possuem mais de 150 passeios e roteiros turísticos. Aqui separamos algumas dicas pra você!
1. Desbravar as praias do Litoral Norte
O Litoral Norte, que inicia entre a saída do centro de Porto Seguro até a última praia de Santa Cruz Cabrália, destaca-se pela diversidade de estruturas existentes nesse espaço de litoral. Para quem quer badalação, indicamos as praias do Mundaí e Taperapuan, que possuem os melhores e maiores complexos de praia com música e lambaeróbica, além de diversos Beach Clubs que oferecem atendimento mais requintado e alimentação qualificada.
Seguindo até a praia de Coroa Vermelha, encontrará as estruturas com preços mais acessíveis de alimentação e bebida, além de ser o mar mais frequentado por casais e famílias devido a tranquilidade do litoral sem ondas.
Já pra quem busca ambientes mais isolados, levemente sofistifcados, após a travessida da balsa de Cabrália, há três praias incríveis: Santo André, Santo Antônio e Guaiú. A primeira foi a base da seleção Alemã de Futebol na copa do mundo que se tornaram campeões; a segunda é conhecida por na região ter a maior escultura de Santo Antônio do mundo; já a última é considerada um paraíso natural pela beleza que se testemunha do encontro do rio com o mar em área de litoral calmo.
Praia do Guaiú, localizada no Litoral Norte da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália
2. Conhecer a Passarela do Descobrimento (Antiga Passarela do Álcool)
A Passarela, que fica no centro de Porto Seguro, sempre se reiventa, tornando-se destaque em períodos diferentes, por um tempo, pela galeria de bebidas e drinks alcoolicos com frutas, posteriormente, pelos artesanatos vendidos nas barracas instaladas na rua e, agora, por último, por ter se tornado a mais recente galeria gastronômica da cidade. O lugar, que semrpe oferece música ao vivo gratuita para os turistas e moradores, além de ser palco constante dos principais grandes eventos artisticos do destino, com shows e festas, tem sido bastante elogiado pela diversidade de bares e restaurantes com qualidades alimentícias magníficas. Há desde casarões antigos com serviços gourmet e adegas, igualmente pizzarias, comida oriental, especializados em massas, petiscaria, entre outras opções. Por ser localizado ao centro, dá ainda pra conhecer, durante o dia e parte da noite, as lojas locais, as galerias comerciais (pequenos shoppings), a primeira igreja de Nossa Senhora, as principais praças da cidade (Praça da bandeira, do relógio e da índia) e se divertir com os artistas e talentos de rua.
O Casarão Adega, na Passarela da Cultura, é uma das opções culinárias de alta gastronomia do lugar.
3. Pôr-do-sol na Tarifa de Pescadores
O local é conhecido por moradores e turistas frequentes, devido a beleza poética do pôr-do-sol sobre o Rio Buranhém, a feira regional que se instala aos finais de semana e a qualidade das opções de bares/restaurantes com serviços montados sobre o deck da tarifa dos pescadores (nome motivado pelo fato da região ser a principal área de revenda das pescas).
Todo final de semana, entre às seis horas e meio-dia, ocorre a feira característica de frutos do mar, peixes e hortifruti. É o lugar mais frequentado pelos chefes de cozinha de comida típica marítima e moradores que pretendem fazer uma comida especial de final-de-semana.
No final da tarde o clima da região se transforma, com a abertura do Deck do Gallo oferecendo petiscos, refeições e frutos do mar, sempre com música ao vivo. Em seguida, no início da noite, começa a funcionar a Casa30eUm, que oferece cerveja artesanal, bebidas típicas regionais e o melhor que há de petiscos da culinária tradicional mineira. Com certeza, são várias opções de visita pra essa nossa indicação.
O ambiente romantizado da tarifa dos pescadores é acertivo para familias, encontros com amigos e/ou casais.
4. As Cidades Históricas de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália
A história sobre o nascimento e/ou criação do nosso país é garantida na região conhecida como Terra Mãe do Brasil. Curiosamente, estando em Porto Seguro você terá acesso a duas Cidades Históricas. A primeira em Porto Seguro sede e a segunda em Santa Cruz Cabrália.
Na Cidade Histórica de Porto Seguro você irá conhecer a cultura local, comprar artesanatos, visitar a primeira igreja do Brasil, ver os casarios antigos, além de privilegiar a vista panorâmica da cidade alta. A miscigenação dos costumes dos portugueses com a dos indígenas pode ser sentida e percebida na simpatia e acolhimento dos baianos, além dos relatos dos guias turísticos locais. No lugar poderá conhecer também o farol histórico, casa de cadeia e câmara, assistir apresentação de capoeira e muito mais.
Já em Santa Cruz Cabrália, a Cidade Histórica guarda construções erguidas nos séculos 17 e 18 e tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. Entre elas estão a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Câmara e Cadeia. Além do acervo arquitetônico, formado também por ruínas, a região descortina uma bela vista panorâmica do centro e do Rio João de Tiba. Ao lado da igreja há também o cemitério mas antigo da cidade.
A esq, Farol da Cidade Histórica de Porto Seguro; a dir, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz Cabrália
5. Roteiro de aventura no litoral
Diversas são as opções de aventura nautica e/ou aérea. A primeira delas é o Pedalinho na Praia de Coroa Vermelha (Mar & Bike). Há uma empresa no local que oferece passeios de bicicleta readaptadas para andarem sobre o mar. A parte mega positiva é que a modalidade é um exercício aeróbico intenso, porém muito divertido. Outra opção magnífica é a Canoa Havaiana com a CPP Extreme. A empresa oferece aulas de canoa havaiana para moradores e turistas, seguindo vários roteiros sobre a área nautica de mar e rio existentes em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Preferindo roteiros terrestres, há empresas locais especializadas em trilhas com MoutainBike, em toda a Costa do Descobrimento. A nossa indicação é a Bahia Active.
Já na Orla Sul, também na Orla Norte, a aventura está garantida para quem gosta de adrenalina nas alturas. Estamos falando do Passeio de Parapente e/ou Paramotor. Em Arraial D'ajuda, nas falésias, ou em Coroa Vermelha, na praia, todos os dias, um grupo de instrutores profissionais experientes te aguardam para garantir esse experiência exclusiva. Enxergar da parte alta, voando sobre o mar, apenas com a força do vento, a beleza litorânea da região, é mais uma grande oportunidade de bons registros da sua viagem e recordações pra toda uma vida. Outra grande atração é o Passeio de Quadricículo (Orla Norte a Orla Sul), pois a experiência é ideal para ter um contato diferenciado com as belíssimas praias do litoral sul da Bahia, na região de Trancoso, conhecida como uma das mais badaladas praias da Bahia. A pilotagem é fácil, não exigindo conhecimentos prévios, o que permite desfrutar de forma tranquila todo o trajeto composto pela Mata Atlântica nativa, praias, trilhas e falésias de cor que variam do ocre ao rosa. Pra quem gosta de aventura, o roteiro é um dos preferidos.
Aventura na terra, no mar e até no ar, são algumas atrações que podem ser desfrutadas em Porto Seguro e Cabrália.
6. Passeios de escunas em Porto Seguro ou Cabrália
Nas duas cidades circunvizinhas há algumas sugestões de passeios realizados com escunas. A primeira dica é a saída ao Recife de Fora, do pier de Porto Seguro. As embarcações te direcionam a uma área de preservação de arrecifes naturais, com piscinas de corais coloridos. É uma experiência diferenciada pra quem deseja mergulhar em alto mar sem enfrentar grandes profundidades.
Já em Santa Cruz Cabrália a dica fica pro Passeio Fluvial, considerado um dos mais completos da região, pois te leva, em um único roteiro, até o Parque Marinho de Coroa Alta (uma plataforma de corais e banco de areia em alto mar. Na maré baixa formam-se piscinas naturais com várias espécies de peixes e corais.) com parada na Praia de Santo André, posteriormente o almoço em um dos restaurantes a beira do Rio João de Tiba e por último um repouso na Ilha do Sol, também conhecida como Ilha dos Doces e Lícores.
Pra quem curte passeios aquáticos, com certeza Coroa Alta e Recife de Fora são excelentes opções para toda a família.
7. Visita às Aldeias e Feiras Indígenas
O Extremo Sul da Bahia concentra as maiores reservas indígenas do país. Algumas aldeias são conhecidas por oferecerem atendimento exclusivo aos turistas, são elas: Reserva da Jaqueira e Txagrú Mirawê, ambas na Orla Norte de Porto Seguro; e as Aldeias Barra Velha e Xandó, localizadas na Orla Sul. A programação desses lugares permitem aos visitantes conhecerem um pouco da vida de uma comunidade indígena nativa. Realizam aresentações culturais, oferecem artesanatos, falam da história e dos costumes das aldeias, algumas até assam o peixe na folha de bananeira para degustação e ainda convidam os visitantes a realizarem passeios nas florestas de matas nativas preservadas próximas às ocas e rios.
Agora para quem não deseja se aprofundar um pouco mais na cultura indígena, na feira ao lado da praia de Coroa Vermelha, durante o dia, é possível encontrar todo tipo de artesanato produzido pelas aldeias para que possa ser levado como lembrança da viagem. Parte do que é vendido na feirinha indígena, em Cabrália, também é encontrado, a noite, na Passarela da Cultura (antiga Passarela do Álcool), em Porto Seguro.
Aldeias, reservas e feiras de artesanatos indígenas é uma boa opção de roteiro histórico-cultural
Gostou? Isso é só um roteiro básico do que pode ser feito na região. Agora, se a matéria te empolgou e quer saber um pouco mais sobre os passeios e atividades turísticas da região, fizemos um guia especial no link passeiosemportoseguro.com.br Boa Viagem!
Comments